Seguidores

sábado, dezembro 14, 2013

2SC1969/2SC2312 → IRF520 → FQP13N10 "Novos transistores"

Ao interromper a fabricação dos transistores 2SC1969 e 2SC2312 que equipavam a saída de potência da maioria dos rádios da banda do cidadão nos anos 80/90, o transistor IRF520 chegou e ganhou espaço. A vantagem é a resistência ao calor, e embora não suporte relações de ondas estacionarias superiores a 2, se mantém entre os transistores de melhor relação custo x benefício. O IRF520 dificilmente queima enquanto ROE 1.1, é mais fácil alterar o valor que queimar. Muitos rádios chegam em nosso laboratório com o áudio ruim, e isso é devido a excessivas cargas de calor geradas por câmbios extremamente longos e má refrigeração, e que ocorre mais ou menos como um cozimento do transistor, sem que o mesmo se queime. O maior motivo de queima é a corrente de repouso e má refrigeração.
Transistores bipolares (antigos) alcançam potência relativamente boa e baixo consumo, consecutivamente geram menos perda proveniente de calor, ao contrário dos atuais mosfets, que para atingir a mesma marca (potência) dos bipolares, chegam a temperaturas que ocasionalmente comprometem todo o circuito, como citado acima. De qualquer forma, ainda assim são superiores se comparados aos transistores antigos, e em caso de danos, o custo de substituição é baixo. Para casos acima citados, não adianta substituir apenas os transistores de saída, pois todo o circuito foi comprometido, então substitua desde o modulador até capacitores e resistores. Todos sofreram com excessos de calor e possivelmente estão alterados. Não faça "meia sola".
Era comum perceber em Estações dos anos 80/90 o uso de fontes de alimentação de 5A (A = Ampères) , as vezes 3A, e isso para rádios tipo exportação da época, com 271 canais, como o SS3900. Hoje isso seria inviável, pois o consumo dos rádios que utilizam IRF520 é bem alto se comparado aos rádios que utilizam transistores antigos.
Agora poderia dizer que a situação complicou... mudou.
Com a chegada dos  novos transistores que irão substituir o IRF520, é certeza que esses rádios terão consumos que podem variar entre 15A, 20A.
São eles, os novos FQP13N10, que originalmente não representam ganhos significativos para rádios originais, mas que irão proporcionar UPGRADES com marcas acima dos 80/100 watts. Claro, o modulador, circuito de áudio, tudo isso deverá ser substituído para acompanhar a nova demanda, lembrando que estes transistores trabalham em trio, e esquentam com a mesma intensidade, ou mais, que os atuais IRF520 .
Fato é que a tecnologia está ao alcance do usuário de forma rápida, e que cada rádio preparado é menos um amplificador linear nos Shacks, então que venham os novos FQP13N10.
Compartilhem essa mensagem, copie o link e cole em sua rede social.
PATROCÍNIO: SHOPANTENAS
Abraço a todos, 73s

9 comentários:

Unknown disse...

Olá Alemão, gostei da novidade, vc sabe se já esta sendo comercializado no Brasil

André Luiz disse...

rapaz, em alguns lugares a gente encontra

Unknown disse...

Boa tarde andre, será que da para colocar este novo transistor no hr2510 para que o danado fique parecendo um radio que eu vi da connex para 10 e 11 metros com power de 100watts?grato pela atençao, vc esta de parabens ! adorei seu blog!

Unknown disse...

Poderia colocar um post ou atalho sobre as alterações devidas para serem utilizados estes mosfets na saida de potência? Por exemplo capacitores e resistores que acoplam o mesmo. Abraço!

André Luiz disse...

Jamais faria isso, Marcelo Rocha.
Se deseja aprender como transformar um rádio com saída bipolar em mosfet, matricule-se no curso de eletrônica.
Sou a favor do incultamento do ser humano, não o contrário.

Anônimo disse...

Marcelo, vc acha informações como transformar seu rádio com saída bipolar em um sítio www.cbtricks.com, ou procure no google "EPT600010Z bipolar to MOSFET ". Essa modificação não é para principiantes, pois precisa de trabalho de solda e ajustes, caso você não tenha proficiência eu fortemente aconselho a buscar mão de obra especializada. Sucesso.

MOREIRA disse...

Olá queria saber como adpta-lo num cobra 148 gtl, mosfet irf520n
Originais estão muito caros.. cuida! kk

Unknown disse...

Boa noite gostaria de colocar um 520 no cobra 19 ultra 3 alguém me manda esquema obrigado

Dinho disse...

Em que saite acho a modificação pra o PA do emperor ts 5010 ??

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.